COM REFORÇO NO EFETIVO E TECNOLOGIA DE PONTA, SEGURANÇA É DESTAQUE NO BARREIRAS FOLIA


O Barreiras Folia – Chama que Contagia 2026 chega ao penúltimo dia consolidando um dos pontos mais estratégicos da festa: a segurança pública. A atuação integrada das forças de segurança nos três circuitos — Circuito Zé de Hermes, Circuito Aguinaldo Pereira e Rio de Ondas — tem garantido controle, organização e resposta rápida às ocorrências registradas ao longo dos dias de programação.

A estrutura mobilizada envolve a Guarda Civil Municipal, Cootrans, Defesa Civil, Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil da Bahia, Departamento de Polícia Técnica da Bahia, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Bombeiro Civil, Polícia Rodoviária Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Centro Integrado de Comunicações, além do Juizado de Menores, Conselho Tutelar e equipes de segurança privada. Em média, 600 profissionais atuam diariamente, totalizando cerca de 3 mil homens e mulheres mobilizados ao longo dos cinco dias de festa.

O sistema de videomonitoramento é um dos pilares dessa estratégia. Ao todo, 44 câmeras fixas e móveis (PTZ) estão distribuídas nos circuitos, com tecnologia de reconhecimento facial e acompanhamento em tempo real pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom), responsável também pelo teleatendimento das chamadas de urgência e emergência e pela integração com os centros de comando estaduais.

Nos circuitos Zé de Hermes e Aguinaldo Pereira foram instalados 10 portais de acesso — sete no Aguinaldo Pereira e três no Zé de Hermes — equipados com detectores de metal e reconhecimento facial, reforçando o controle de entrada e ampliando a capacidade de prevenção. De acordo com o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, ten. cel. Fábio Santana, o investimento em tecnologia e pessoal reflete o compromisso da gestão municipal com a realização de um evento estruturado e seguro.

“Desde o planejamento, tratamos a segurança como prioridade absoluta. Ampliamos o efetivo, fortalecemos a integração entre as forças de segurança e apoiamos as estruturas modernas de monitoramento. Os portais de acesso, o reconhecimento facial e o acompanhamento em tempo real pelo Cicom têm sido decisivos para manter o controle nos circuitos. Tivemos casos de foliões que vieram com outras intenções e acabaram presos graças à identificação pelo sistema de videomonitoramento. Isso demonstra que a tecnologia está a serviço da proteção de quem vem para se divertir”, destacou.

A presença ostensiva das equipes, aliada ao monitoramento contínuo e à atuação preventiva, tem permitido que moradores e visitantes aproveitem a festa com segurança, mantendo o Barreiras Folia como referência em organização e estrutura no interior baiano. O prefeito Otoniel Teixeira manifestou sua satisfação e gratidão pelo trabalho das forças de segurança.

"A segurança é uma marca do Barreiras Folia, é o que garante tranquilidade às famílias e foliões, transmitindo uma mensagem a todos que podem vir brincar o carnaval com toda segurança. Uma festa dessa proporção tem margem para diversas variáveis e é o trabalho abnegado desses homens e mulheres que nos possibilita realizar uma festa tão grandiosa com um elevado nível de segurança, por isso, a palavra é gratidão, pela dedicação de todos os envolvidos na segurança do Barreiras Folia", pontuou o prefeito da Capital do Oeste.

Blog Hailton Pereira
Fonte / Dircom / Prefeitura de Barreiras