Em clima de despedida e com a avenida tomada por uma multidão até os últimos minutos, o Barreiras Folia – Chama que Contagia 2026 foi encerrado nesta terça-feira (17) reafirmando a dimensão que o evento alcançou nesta edição, um público recorde participou da última noite com mais de 110 mil foliões curtindo a festa. O último dia foi marcado por forte participação popular, encontros entre barreirenses, turistas e pela permanência do público nos circuitos até os últimos minutos finais desta folia considerada a maior manifestação cultural do mundo.
No Circuito Rio de Ondas, a programação começou no início da tarde, com Paulinho Santana abrindo o último dia de festa e reunindo foliões e famílias inteiras no Balneário Três Bocas. No início da noite, o Circuito Zé de Hermes concentrou parte do público com apresentações de Bosco Fernandes, Só Metais, Bloco da Rola e Bruno Paiva, garantindo a ocupação contínua no Centro Histórico até o encerramento oficial daquele circuito.
Já no circuito Aguinaldo Pereira, os trios elétricos desceram e subiram o percurso acompanhados por uma multidão. Imenso Prazer, Toinho e Cia, Guga Meyra no Bloco Pilek, Stefane e Gabi e Janderson levaram alegria e animação para todos os foliões. O ponto alto foi a apresentação da banda Toque Dez, que arrastou uma multidão de foliões ao longo do trajeto ao som do arrocha romântico e o tradicional piseiro. O Fantasmão manteve a intensidade da festa e encerrou o Barreiras Folia com grande adesão do público e participação ativa dos foliões durante todo o percurso.
“Barreiras nos surpreendeu, que pipoca foi essa! Ver essa multidão acompanhando o trio do começo ao fim, cantando cada música e transformando a avenida em uma só voz, foi algo que vai ficar marcado na nossa história. A maior pipoca do Barreiras Folia 2026 mostrou a força desse Carnaval e a energia única desse público. Só temos a agradecer pelo carinho e pela entrega de cada folião que fez desse show um momento inesquecível para a Toque Dez”, destacou o vocalista Milsinho.
Entre os visitantes, a goiana Bruna Nunes destacou a experiência vivida na cidade. “Eu vim com amigos de Goiânia e ficamos impressionados com a organização e com a energia das pessoas. Curtimos todos os dias e, no último, acompanhar o trio no Aguinaldo Pereira foi algo diferente do que estamos acostumados. A cidade realmente vive o Carnaval, agradecemos pela receptividade e até 2027”, relatou.
Ao longo dos cinco dias de festa, o Barreiras Folia 2026 reuniu grandes atrações, artistas locais, blocos tradicionais e iniciativas voltadas à inclusão e à acessibilidade, como o Bloco da Inclusão. A estrutura contou com reforço na segurança, serviços de saúde, de assistência social, ações de sustentabilidade e apoio aos catadores por meio de programas de reciclagem. A descentralização dos circuitos Rio de Ondas, Zé de Hermes e Aguinaldo Pereira, ampliou o acesso da população e movimentou a economia do município.
Para o prefeito Otoniel Teixeira, que participou da folia na pipoca acompanhado da primeira-dama Chaliny Matutino e do vice-prefeito Túlio Viana, o encerramento refletiu o planejamento e a execução eficiente da do evento. “O Barreiras Folia 2026 foi realizado pensando nas famílias, nos foliões e turistas, que escolhem Barreiras para ser feliz. O último dia da festa demonstrou nos três circuitos a força do nosso Carnaval, especialmente no circuito Aguinaldo Pereira. Por isso, quero agradecer e parabenizar todos que participaram e nos ajudaram a realizar essa grande festa. Nosso agradecimento aos blocos, aos empreendedores e as forças de segurança, que mais uma vez contribuíram para esse sucesso. O maior carnaval do interior da Bahia mais uma vez transcorreu em paz, proporcionando alegria e aquecimento para a nossa economia", ressaltou o gestor municipal.
.gif)




.png)




.png)

.png)