Antonio Henrique Júnior defende isenção do pagamento de IPVA para veículos elétricos


O deputado Antonio Henrique Jr. (PP) indicou ao governador Jerônimo Rodrigues a isenção de pagamento de IPVA para veículos elétricos no Estado da Bahia. No documento, encaminhado através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o parlamentar argumenta que o mercado de mobilidade elétrica está em franca ascensão no Brasil. Segundo ele, só no ano de 2022, foram quase 50 mil veículos comercializados.

“Os números confirmam o forte crescimento do mercado de carros elétricos no Brasil”, constata Antônio Henrique Júnior, revelando, na sequência, dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), que apontam que, no primeiro bimestre de 2023, foram 8.797 unidades comercializadas, um incremento de 47% sobre o mesmo período de 2022.

“As unidades da federação estão se adaptando a essa nova realidade do mercado e adaptando suas legislações para esse novo filão do mercado automobilístico. Entre essas adaptações está a isenção de cobrança do Imposto Sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA). Proprietários de veículos elétricos ou híbridos já são isentos do pagamento do IPVA nos estados do Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, além de Brasília, no Distrito Federal”, explica Antonio Henrique Jr.

Ele conclui o documento esclarecendo que, “com a isenção do IPVA, os estados visam estimular a comercialização de um veículo com uma matriz energética menos poluente, já que os resultados mostram claramente que o carro elétrico à bateria, abastecido com a matriz energética brasileira, é a opção que menos emite CO2 no ciclo completo, em comparação por exemplo ao mesmo carro elétrico abastecido na Europa”.