
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primária, iniciou o projeto “Perdendo Peso e Ganhando Saúde” na Unidade de Saúde da Família (USF) Gerson Rodrigues do Nascimento, localizada no bairro Riachinho. A iniciativa, que teve início no dia 10 de outubro, tem como público-alvo pacientes com sobrepeso e obesidade, e propõe um desafio de 60 dias voltado à melhoria da qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
O projeto é desenvolvido em parceria com o curso de Nutrição da Uninassau e o Laboratório Fleming, que realiza, sem ônus para a secretaria, as coletas e análises laboratoriais dos participantes. As ações incluem orientação nutricional, acompanhamento clínico, avaliação antropométrica e atividades físicas, com aquecimento, alongamento e caminhadas realizadas de segunda a quinta-feira, sempre das 17h às 17h40, nas imediações da unidade.
De acordo com coordenador da Atenção Primária, Ari Donizete, o objetivo é estimular hábitos de vida mais saudáveis, reduzindo fatores de risco associados a doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemias e doenças cardiovasculares. O projeto também tem impacto positivo sobre a saúde mental, ajudando a combater a ansiedade, a depressão e o estigma social relacionados à obesidade.
A coordenadora da unidade, Laurinda Teixeira, destacou o entusiasmo da equipe e dos participantes nos primeiros dias do projeto. “A abertura, no dia 10 de outubro, foi um sucesso e superou nossas expectativas. Já na segunda-feira, dia 11, iniciamos as avaliações nutricionais com medidas antropométricas, alongamento e caminhada. Seguimos firmes e focadas no objetivo de promover mais saúde e qualidade de vida para nossos pacientes”, ressaltou.
As atividades seguem até o dia 13 de dezembro, quando será realizado o encerramento do ciclo com a apresentação dos resultados obtidos junto à comunidade, incluindo as análises laboratoriais e as avaliações físicas dos participantes.