SAÚDE DE BARREIRAS SE DESTACA EM RANKING NACIONAL


A gestão da Capital do Oeste celebrou o destaque da saúde municipal no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Barreiras figurou entre os municípios mais competitivos do país, e obteve destaque expressivo no indicador “Acesso à Saúde”, no qual ocupa o 2° lugar na Bahia, atrás apenas de Guanambi, o 36º lugar no Nordeste e a 186ª posição no cenário nacional.

O levantamento do CLP avalia anualmente 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, analisando 13 pilares e 65 indicadores distribuídos em três dimensões principais: instituições, sociedade e economia. O pilar de Acesso à Saúde, que mede a disponibilidade e a qualidade dos serviços oferecidos à população, considera que a garantia do atendimento médico e hospitalar é um fator determinante para o bem-estar social, a longevidade e a competitividade municipal.


De acordo com o CLP, “a garantia de acesso à saúde é condição básica para avaliar o nível de bem-estar da população e está diretamente associada à missão governamental de atender as necessidades da população. Nos municípios onde a população possui maior acesso aos serviços de saúde, observa-se maior qualidade de vida e longevidade, o que diretamente afeta a produtividade e a competitividade de um município”.


O bom desempenho de Barreiras neste indicador reflete os investimentos contínuos realizados pela gestão municipal para ampliar e qualificar os serviços de saúde, desde a atenção básica até a média e alta complexidade. Entre as ações em andamento, destaca-se a construção do Hospital Municipal Edsonnina Neves de Souza, que irá ampliar significativamente a capacidade de atendimento e os serviços hospitalares ofertados à população. Além disso, o município tem promovido a expansão e requalificação das unidades básicas de saúde (UBS), fortalecimento da atenção primária e implantação de novos equipamentos e tecnologias que otimizam o cuidado integral ao cidadão.

A secretária municipal de Saúde ressaltou que o resultado reforça o compromisso da administração em garantir acesso universal e humanizado aos serviços públicos de saúde. “Esse avanço é fruto de planejamento, investimento e dedicação de todos os profissionais que fazem parte da rede municipal de saúde. Estamos construindo um sistema cada vez mais acessível, eficiente e voltado para as necessidades da população”, destacou Larissa Barbosa.


Sobre esse resultado positivo dos avanços da saúde pública em Barreiras, o prefeito Otoniel Teixeira destacou o conjunto de investimentos e ações que têm fortalecido a rede municipal de atendimento. Segundo ele, o município vem ampliando estruturas, qualificando equipes e garantindo mais acesso aos serviços em todas as áreas, desde a atenção básica até os atendimentos de urgência e especialidades.

"Recebemos uma saúde bem estruturada, e seguimos trabalhando de forma contínua para garantir que a saúde de Barreiras avance em todas as frentes. Inovamos com ações como a implantação do TEAcolhe, um espaço de acolhimento e cuidado especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, estamos dando continuidade a construção do maior hospital municipal do estado da Bahia, construção de novas unidades de saúde e atenção animal, fortalecemos a oferta de Cirurgias Eletivas no Hospital Municipal Eurico Dutra, assim como a oferta de atendimentos especializados no Hospital da Mulher, CAM e CEAH, garantindo que os barreirenses encontrem aqui, em sua cidade, o cuidado que merecem. Esses investimentos refletem o nosso compromisso com uma saúde pública mais humana, acessível e eficiente”, pontuou o prefeito.


O Ranking de Competitividade dos Municípios foi criado em 2020 e serve como instrumento de gestão e transparência, oferecendo aos gestores públicos e à sociedade uma base comparativa para o aprimoramento das políticas públicas.

Fonte / Dircom / Prefeitura de Barreiras