BARREIRAS APRESENTA MODELO PIONEIRO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM EVENTO DO CONSID


A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, apresentou nesta quarta-feira (10) o modelo pioneiro de gestão de resíduos sólidos que está sendo implantado no município, consolidando Barreiras como referência regional nas ações de coleta seletiva, inclusão socioprodutiva de catadores e disposição ambientalmente adequada dos resíduos. A apresentação ocorreu durante o evento “Afinando Vozes: Resíduos Sólidos”, promovido pelo Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), e chamou a atenção de gestores, técnicos e representantes de cooperativas de toda a região.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, detalhou as etapas de transformação realizadas pelo município, que incluem a erradicação definitiva do lixão, a utilização de um aterro sanitário licenciado, o avanço na destinação correta de pneus, pilhas e resíduos perigosos, e o fortalecimento da coleta seletiva, hoje estruturada em parceria com a Associação de Catadores e Catadoras Nova Esperança e a Rede Recicla Bahia. O trabalho envolve capacitação dos catadores, fornecimento de EPIs, apoio à organização da associação e ampliação do serviço para mais bairros e setores econômicos.


Segundo o secretário, Barreiras avançou por meio de uma construção coletiva com outros municípios da região. “Barreiras está integrada a outros 10 municípios nas ações de gestão integrada dos resíduos sólidos e também do plano de educação ambiental. Hoje tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo realizado com a disposição adequada dos resíduos sólidos, um esforço contínuo da Prefeitura de Barreiras para garantir um modelo mais responsável e sustentável”, destacou.

O presidente do Recicla Bahia/Recicla Brasil, João Paulo Jesus, reforçou o protagonismo do município. “Barreiras hoje se torna protagonista no processo de organização do programa de coleta seletiva. Demonstrar as experiências que vêm acontecendo aqui é muito positivo tanto para nós, do Recicla Bahia, quanto para os catadores e catadoras da Nova Esperança, que recebem o apoio da Prefeitura na criação e implementação do programa de coleta seletiva”, afirmou.

O encontro “Afinando Vozes: Resíduos Sólidos” reuniu gestores públicos, professores universitários, técnicos e representantes de cooperativas para discutir práticas e desafios da gestão integrada de resíduos sólidos na região Oeste. Na abertura, o técnico do Consid, Iago Gabriel de Oliveira Vieira, apresentou as ações do consórcio na redução dos impactos ambientais causados por vazadouros a céu aberto.


A programação seguiu com a apresentação do projeto editorial de temática ambiental por Adriana Migliorini Kieckhöfer e Helmuth Kieckhöfer, além de exposições técnicas do professor Maico Chiarelotto (Ufob) sobre fundamentos da gestão ambiental e de Olavo Neto (Uneb) sobre a implantação de coleta seletiva e o trabalho com cooperativas.

Referência para outros municípios e expansão das ações

O case de Barreiras foi apontado como exemplo prático de política pública eficiente e inclusiva, alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). A articulação entre poder público, cooperativas e sociedade civil demonstra que o modelo adotado no município pode ser replicado por outros integrantes do Consid.

Blog Hailton Pereira
Fonte / Dircom / Prefeitura de Barreiras