PREFEITURA DE SÃO DESIDÉRIO E PARCEIROS ENCERRAM PROJETO INTEGRACHAGAS BRASIL NO MUNICÍPIO


A Prefeitura de São Desidério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro, no Centro Cultural, o encerramento do Projeto IntegraChagas Brasil no município. O projeto que é uma iniciativa do Ministério da Saúde realizada em parceria com Instituto Nacional de Infectologia (INI/ Fiocruz), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Prefeitura de São Desidério, realizou mais de 9500 testes da doença de chagas, levando tratamento, conhecimento e saúde a população.

“Agradecemos a todos os envolvidos neste Projeto que com o trabalho em rede obteve grandes resultados. Esse é um projeto grandioso que trouxe conhecimento e oportunizou experiência para nossos profissionais, estamos muito felizes com todas as parcerias formadas que proporcionaram saúde e qualidade de vida à população atendida, muito ainda precisa ser feito, por isso continuamos com nosso trabalho”, ressaltou a diretora da Unidade de Vigilância em Saúde do município, Luzeni Alves”.

O Projeto IntegraChagas objetivou ampliar o acesso da população à detecção e tratamento da doença de Chagas no âmbito dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da integração de ações com os serviços de Vigilância em Saúde. A partir da qualificação da rede de atenção à saúde, o objetivo do Ministério da Saúde foi estabelecer um percurso assistencial padronizado, com foco em ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas acometidas pela doença.

“O trabalho em São Desidério se tornou referência para a região, todos os envolvidos se empenharam para contribuir com o avanço no controle da doença, identificar casos, realizar o tratamento e melhorar a vida das pessoas que têm a doença de Chagas, todos os profissionais envolvidos estão totalmente capacitados para dar continuidade às ações e propostas que serão realizadas pela Saúde, nesse setor”, disse a professora da Universidade Federal da Bahia, em Vitória da Conquista, e coordenadora operacional do Projeto IntegraChagas Brasil, Eliana Amorim de Souza.

Blog Hailton Pereira
Fonte / Ascom / Prefeitura de São Desidério