
A Prefeitura de Barreiras cumpriu mais um compromisso com a população ao realizar na noite desta terça-feira (20), a entrega de 1.298 títulos de propriedade do Projeto Morar Legal, beneficiando famílias do bairro São Sebastião. A data teve um significado especial: a cerimônia aconteceu no Dia de São Sebastião, padroeiro que dá nome ao bairro, reforçando o sentimento de pertencimento e reconhecimento histórico da comunidade.
O evento foi realizado no Colégio Municipal Caic Murílio de Avellar Hingel e marcou mais uma etapa da política de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) no município, garantindo segurança jurídica, valorização dos imóveis e o reconhecimento oficial da moradia para centenas de famílias. A cerimônia simbolizou a consolidação de um trabalho contínuo desenvolvido pelo Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI) em cooperação com a Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia, por meio do NUREF.
Durante a solenidade, o prefeito Otoniel Teixeira fez a entrega simbólica dos títulos, acompanhado do vice-prefeito e procurador do município, Túlio Viana, além do o desembargador corregedor-geral da Justiça da Bahia, Roberto Maynard Frank; da presidente do Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI), Karoline Kedma; e demais autoridades como o juiz corregedor Marcos Adriano Ledo; o coordenador do Núcleo de Regularização Fundiária do Tribunal de Justiça da Bahia (NUREF), Igor Pinheiro; a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Gomes; o vereador Valdimiro José; e o oficial interventor do Cartório de Registro de Imóveis e Hipotecas de Barreiras, Greg Valadares Guimarães.
Otoniel Teixeira destacou o impacto coletivo da entrega desses novos títulos. “Estamos falando de 1.298 imóveis regularizados, o que significa milhares de pessoas diretamente alcançadas. A partir de hoje, esse documento passa a estar nas mãos de vocês, dentro da casa de vocês. Essa ação reforça o compromisso da gestão municipal com a função social da propriedade e com a dignidade das famílias barreirenses, garantindo mais estabilidade, proteção e segurança jurídica para os moradores do bairro São Sebastião”, ressaltou o gestor.
A presença dos moradores deu o tom da noite. Emoção, gratidão e sentimento de conquista marcaram a entrega dos documentos. Representando sua família, Ana Cláudia, moradora do bairro, destacou o significado da regularização após décadas de espera. “Minha mãe tem 82 anos e hoje não pôde estar aqui. Eu também já não sou mais jovem, mas estou representando meus pais. Eles sempre sonharam com esse momento, um sonho grande e caro. E hoje esse sonho se tornou realidade, é algo justo e maravilhoso. A comunidade do São Sebastião agradece imensamente, por isso, parabéns a toda a equipe, pelo trabalho sério, feito com dedicação e respeito”, afirmou, emocionada.
Para o vice-prefeito Túlio Viana, a entrega dos títulos representa uma transformação concreta na vida das famílias. “O documento muda a relação das pessoas com o lugar onde vivem. Ele traz segurança, tranquilidade e abre novas possibilidades para o futuro. É uma política que impacta diretamente a vida das famílias e fortalece a cidade como um todo”, citou.
O desembargador Roberto Maynard Frank ressaltou o simbolismo da ação e o alcance social da regularização fundiária no estado. “É uma grande alegria retornar a Barreiras neste momento tão significativo. A Corregedoria exerce um papel que nem sempre é simples, pois envolve fiscalização e responsabilidades complexas. Mas também é um espaço onde temos a oportunidade de promover justiça social. Trabalhando ao lado de parceiros comprometidos conseguimos entregar mais de 20 mil títulos em toda a Bahia. Estar aqui hoje reforça a importância e a dimensão social desse trabalho, onde Barreiras é destaque em toda Bahia”.
Desde sua criação, em 2022, o Projeto Morar Legal já beneficiou mais de 18 mil famílias, com entregas de títulos em bairros como o São Sebastião. Santa Luzia I e II, Vila Nova, Centro Histórico I e II, Santo Antônio, Vila Amorim, Vila Rica, Vila dos Funcionários, Cascalheira, Ribeirão, Mimoso e Arraial da Penha. Atualmente, os trabalhos se concentram também na Baraúna, Conquista, São Pedro e Xurupita (Vila Dulce).
Blog Hailton Pereira
Fonte / Dircom / Prefeitura de Barreiras








.jpg)





.png)

.png)