A II Feira do Conhecimento e o I Concurso Musical do Projeto Algodão que Aquece reuniram alunos, professores e famílias nos dias 25 e 26 de novembro, no Clube ABCD, em Barreiras. Promovida pelo Núcleo Mulheres do Agro em parceria com a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa apresentou os trabalhos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano, destacando temas como agricultura, sustentabilidade, cultura e empreendedorismo.
Ao todo, 52 escolas participaram desta segunda edição da Feira, com 13 unidades premiadas no Concurso Musical. Durante o evento, as escolas expuseram pesquisas, hortas experimentais, maquetes e estudos sobre o algodão e outras culturas regionais, demonstrando o envolvimento dos estudantes em práticas educativas conectadas ao cotidiano do Oeste baiano.
O secretário de Educação, Jeferson Barbosa, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento das práticas pedagógicas. “O Algodão que Aquece aproxima a escola da realidade da nossa região e evidencia o quanto a educação é transformadora quando une conhecimento e vivência prática. Por isso parabenizamos essa iniciativa do Núcleo Mulheres do Agro, assim como todas as escolas participantes, cada trabalho apresentado revelou criatividade, sensibilidade e dedicação, mostrando o talento dos nossos estudantes e a força da educação pública municipal”, afirmou.
A presidente do Núcleo Mulheres do Agro, Suzana Viccini, celebrou o engajamento das escolas ao longo de 2024. “Agradecemos aos estudantes, professores e equipes escolares que deram voz e vida a momentos inesquecíveis. Cada projeto premiado no Concurso Pedagógico é uma semente que nasceu do esforço coletivo, especialmente das famílias e de toda a comunidade”, destacou.
O evento contou com a presença do vice-prefeito e procurador do município, Túlio Viana, da professora Edleuza Matutino, diretora pedagógica Aldecí Queiroz, presidente da Academia Barreirense de Letras, Marilde Queiroz, vereador Valdimiro José, além de representantes da Aiba, Abapa, educadores e estudantes da rede municipal. Participando da programação, na oportunidade o vice-prefeito ressaltou a importância da integração entre setor produtivo e educação.
“É uma alegria participar de uma premiação que encantou a todos. Essa iniciativa fortalece diretamente os resultados que buscamos que é uma educação pública de qualidade. Nossa região se desenvolve graças à agricultura, e ações como esta mostram que o futuro das nossas crianças está ligado às oportunidades que esse crescimento proporciona. A gestão municipal apoia e acredita no potencial do projeto”, afirmou.
Premiação 2025 - Escolas vencedoras:
1º – Escola Adroaldo Fernandes Morais (TV 65”)
2º – CMEI João Paulo II (TV 55”)
3º – Escola Itaraju Queiroz Santos (TV 50”)
Educação Infantil – Desenho:
1º Carla Damasceno (Carmosa – Tablet)
2º Aline Priscila (Sabina – Bicicleta)
3º Taiane Regina (Sabina – Brinquedo)
Fundamental I – Desenho:
Fundamental I – Desenho:
1º Atayla Rebeca (Santa Luzia RDP – Bicicleta)
2º Maria Letícia (Santa Luzia RDP – Kit)
3º Marcos Davi (Santa Luzia RDP – Brinquedo).
Fundamental II – Redação:
Fundamental II – Redação:
1º Gabriela Carvalho (Santa Luzia – Celular)
2º Paulo Henrique (Santa Luzia – Kit)
3º Matos (Santa Luzia – Brinquedo).
Professora Destaque:
Professora Destaque:
Cristiane Rodrigues Dias (CEFAPE – TV).
Blog Hailton Pereira
Fonte / Dircom / Prefeitura de Barreiras
Blog Hailton Pereira
Fonte / Dircom / Prefeitura de Barreiras











.png)

.png)