O prefeito Otoniel Teixeira entregou, nesta terça-feira (2), a Casa de Passagem Municipal Acolher, o primeiro equipamento público do município, nesta modalidade, voltado ao acolhimento de pessoas e famílias em situação de desabrigamento transitório ou em vulnerabilidade social. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, representa um avanço importante para a rede de proteção social do município.
O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Bastos; do reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia – Ufob, Jacques Miranda; do coordenador da unidade, Joaquim Bento; de secretários da gestão; dos vereadores Valdimiro José, Zé do Sorvete, Delma Pedra e Hipólito dos Passos; além de representantes de instituições e da equipe da Assistência Social Municipal.
A Casa de Passagem Acolher funcionará com atendimento administrativo das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, mas permanecerá aberta 24 horas por dia, garantindo acolhimento contínuo e humanizado. O ingresso na unidade se dará mediante triagem dos serviços social e psicológico da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. O espaço oferece pernoite, café da manhã, jantar e almoço nos finais de semana. A estrutura conta com ambientes de higiene, áreas adaptadas e espaços separados para homens, mulheres e famílias, com capacidade para abrigar até 50 pessoas.
O acompanhamento técnico será realizado em parceria com o Centro POP, responsável por orientar, encaminhar e monitorar as necessidades sociais dos acolhidos. O serviço inclui ações de reinserção social, fortalecimento de vínculos e articulação com outras políticas públicas.
A secretária Ivanete Bastos reforçou que a implantação da unidade marca um momento histórico para a assistência social do município. Ela lembrou que a decisão de ofertar diretamente o serviço surgiu da necessidade urgente de acolher pessoas em vulnerabilidade social.
“Hoje, Barreiras oferece um lugar seguro para quem precisa dormir, se alimentar e receber orientação. Mulheres vítimas de violência, pessoas em situação de desamparo temporário, que precisam de apoio para tratamento de saúde — todos terão aqui um ponto de apoio, acolhida e carinho”, afirmou.
O prefeito Otoniel Teixeira destacou que a Casa de Passagem Municipal materializa mais um sonho de sua gestão, com a oferta de acolhimento, cuidado e respeito às pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Nossa gestão se dedica a fortalecer os valores humanos, por isso, oferecer acolhida, abrigo, alimentação, banho e apoio técnico será a vocação desse equipamento. Aqui, vamos trabalhar para que cada pessoa atendida tenha a chance de se equilibrar na vida, retomar sua autonomia, voltar ao mercado de trabalho e seguir em frente”, declarou.
O prefeito também reforçou que a gestão seguirá atuando de forma integrada entre as secretarias, para ampliar as oportunidades às pessoas assistidas pela casa, fortalecer encaminhamentos para o mercado de trabalho e possibilitar um atendimento digno à população que mais necessita.
Blog Hailton Pereira
Fonte: Dircom / Prefeitura de Barreiras












.png)

.png)